Sistema de Cadastramento de Quadros - Gestão Mineira e afins (Não emprego)
Ministério da Geologia e Minas - Angola, todas as provincias
Fechado
Contrato
Descrição
O QUE É?
CADASTRAMENTO é um processo de registo de quadros de geociências e ciências afins Angolanos que visa permitir ao país, especialmente para três departamentos ministeriais do Executivo, conhecer claramente o universo de profissionais locais formados no país e no exterior na referida área de actividade humana.
ONDE E COMO SE REALIZA?
Fisicamente, a estrutura para a sua realização técnica está baseada em Luanda, a Capital da República de Angola, mas o acesso à sua plataforma pode ser feito, por internet, em qualquer ponto do nosso planeta.
Para o efeito foi criado o presente web-site, num subdomínio do Portal do Governo de Angola, no espaço reservado ao Ministério da Geologia e Minas.
Para além de conter informação relevante, são requeridos, nos procedimentos do referida página, documentos comprovativos de condição académica e de especialidade em geociências ou ciências afins bem como cópia de bilhete de identidade ou de passaporte, dos profissionais a serem cadastrados.
Em verdade, no todo, o processo de conhecimento de quadros de geociências e de ciências afins será realizado em três níveis:
a) Nacional – Irá realizar-se um levantamento exaustivo, no país, dos quadros de geociências e de ciências afins, das instituições envolvidas a nível superior, médio e profissionalizante, disponibilidade actual e condição académica dos estudantes, o que poderá facilitar acções estratégicas de agregação de conhecimentos especializados e de superação, bem como a integração gradual no Sector Geológico e Mineiro.
b) Regional - criar uma base de dados que, com envolvimento de outros governos africanos, por acção intermédia do Ministério da Relações Exteriores e o Instituto Nacional de Bolsas de Estudo (INABE), possibilite a identificação de instituições de ensino africanos que formam quadros angolanos em geociências.
c) Internacional - identificar o universo de quadros angolanos em geociências formados, ou em formação, na Europa, Ásia, Oceania, Médio Oriente e Américas do Norte e do Sul, através de acções concertadas quer com o INABE quer com o Ministério das Relações Exteriores.
Entretanto, especial atenção é dada, tanto à nível nacional como internacional, aos seguintes países pelo seu histórico de envolvimento na formação de quadros angolanos em geociências desde 1975: Rússia, Cuba, Ucrânia, Argélia, Marrocos, África do Sul, Portugal, Namíbia, Checoslováquia, Alemanha, Polónia, Brasil e Índia.
Como campanha, o Cadastramento de Quadros terá início no 1º trimestre de 2014, com o estabelecimento do web-site para a inscrição, voluntária dos quadros, combinando acções de comunicação e envolvimento de instituições e países ligados às iniciativas de formação de quadros nacionais em geociências.
A campanha será contínua e será realizada de modo estruturado no período de 2014 a 2018, paralelamente ao processo de mapeamento do território, no âmbito do PLANAGEO, pelo Instituto Geológico de Angola.
O processo de cadastramento compreenderá, igualmente, um acto complementar de inscrição e registo presencial a nível do Ministério da Geologia e Minas.
QUAL O SEU FIM?
O CADASTRAMENTO tem como objectivos:
1. Conhecer o universo global dos quadros de geociências e de ciências afins, através de um processo de cadastramento contínuo no período de 2013-2018;
2. Partilhar com os quadros de geociências e de ciências afins, e potenciais; colaboradores, informação relevante tanto sobre o Plano Nacional de Geologia – PLANAGEO como da orla marítima de Angola;
3. Aproximar o Sector à realidade objectiva da efectivação de um dos indicadores dos seus objectivos globais: aumentar o grau de empregabilidade do Sector Geológico e Mineiro, especialmente no período 2013-2025;
4. Criar canais de diálogo permanente com quadros de geociências e de ciências afins, através de realização de conferências anuais e de actualização de dados quer sobre a evolução do sector, quer sobre as políticas operacionais de atracção dos mesmos ao Sector Geológico e Mineiro.
QUEM SÃO OS SEUS PROMOTORES?
Esta é uma iniciativa conjunta dos Ministérios de Geologia e Minas, Petróleo e Ciências e Tecnologia. Realizar-se-á anualmente, como corolário de cada processo, Jornada Técnico-científica de Geologia, Minas e Petróleo, destinadas a congregar quadros de geo-ciências e ciências afins para discutir, aprofundar e divulgar aspectos de relevância técnico-ciêntífica no domínio da geologia e sua aplicação nas áreas da exploração mineira e de hidrocarbonetos, bem como aprofundar o conhecimento e os avanços tecnológicos do mundo com vista a sua aplicação em Angola.
O QUE É REQUERIDO?
O registo imediato, com o preenchimento de formulário constante deste web-site.
Requisitos
A QUEM SE DESTINA?
O actual processo de CADASTRAMENTO destina-se aos profissionais angolanos de geociências formados especialmente de 1975 a 2013, aferindo-se, através dele, a qualidade da sua formação, suas áreas de residência e as valências de conhecimento disponíveis a nível dos quadros nacionais residentes no país e na diáspora.
QUAL O SEU CONTEXTO?
O actual processo de CADASTRAMENTO é parte de uma campanha de registo de quadros que tem como público-alvo específico os quadros angolanos formados nos seguintes domínios: Geologia, Hidrogeologia, Geofísica, Engenharia Geográfica, Engenharia de Minas, Laboratório, Matemática, Física, Química, Computação, Gestão Mineira, Gestão Ambiental. Essa campanha abarca os quadros:
a) Residentes no país
b) Residentes no estrangeiro
c) Em formação no país
d) Em formação no estrangeiro
Empregador
Ministério da Geologia e Minas
Confira vagas semelhantes
Mobilizador Social de Empresa líder em Serviços (outras actividades)
Mobilizador Social (Uíge) de Empresa Internacional de Serviços Sociais
Estágio em Direito (Programa de Estágio OEC) de OEC - Odebrecht Engenharia & Construção
Advodago(a) Estagiário(a) de Escritório de Advocacia
PROFESSOR/TUTOR DE 4, 5 e 6 PRIMÁRIA de Colégio Crystal
Estágio em Engenharia (Programa de Estágio OEC) de OEC - Odebrecht Engenharia & Construção